(11) 3227-2979 (11) 99809-8137
contatos@goretti.com.br

Blog do Colégio Técnico Santa Maria Goretti

Conteúdos sobre a área de saúde.
1 ago 2016

Você tem um plano B?

//
Comentários0

PLANO B

Não só nos momentos de crise, mas durante toda a vida ativa, o profissional deve estar sempre atento à sua carreira, identificando possibilidades de crescimento em sua área de atuação e buscando oferecer diferencial ao mercado.

Aproveitando o momento, responda: o que deseja de um emprego? A posição que ocupa hoje lhe garante motivação? O que falta, em seu currículo, para avançar em sua carreira?

Vida profissional em ciclos
O ciclo ótimo de carreira é o período em que existe troca entre empresa e profissional na relação de trabalho: o funcionário agrega valor para a organização, sente-se produtivo; a empresa, em contrapartida, reconhece isso e oferece elementos que o motivam.

Avalie possibilidades
Especialistas em Gestão de Carreira destacam que estamos na “Era da Trabalhabilidade”, iniciada por volta do ano 2000.

O grande diferencial desta fase é que os ciclos de trabalho vão mudando e o emprego se torna uma das formas de produzir. As pessoas começam a pensar sobre alternativas de trabalho: “como consigo desenvolver possibilidades para minha carreira sem ser um empregado?”.

Isso justifica, por exemplo, o grande número de empreendedores no País. As pessoas começam a buscar fontes alternativas de renda, pensando em um “Plano B”, seja em caso de desemprego, seja para conseguir um dinheiro extra para cobrir as contas em casa, seja na aposentadoria ou mesmo no desejo de mudar de percurso e construir seu próprio negócio.

Pilares da Carreira
No desenvolvimento profissional, é importante considerar alguns fatores que garantem motivação, combustível para seguir em frente. Conheça-os e avalie o grau de prioridade que tem destinado a cada um deles:

  • satisfação pessoal;
  • saúde física e emocional;
  • finanças (incluindo aqui seu planejamento para aposentadoria);
  • reputação (você tem orgulho da empresa onde trabalha? o nome dela agrega ao seu currículo? Está de acordo com as práticas adotadas por ela?);
  • networking (capacidade que as pessoas têm de fazer rede de contatos);
  • competitividade (currículo, experiências, trajetória profissional)

É preciso estar sempre atento ao que o mercado procura e identificar como se destacar.

Os comentários estão desativados.

Atendimento Goretti
Falar pelo Whatsapp